Quantcast
Channel: Blog De Bandeja » NBA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

LARRY BIRD FAZ 60 ANOS

$
0
0

larry bird LARRY BIRD FAZ 60 ANOS
Olá amigos!

Hoje, um dos principais jogadores da história do basquetebol faz 60 anos: Larry Bird. Ele não era rápido em quadra. Ele não saltava ou enterrava a bola tão bem quanto Michael Jordan.

Mesmo assim, Larry Bird se destacou. Alguns maldosos dirão que Bird só virou estrela da NBA porque o "sistema" precisava de ídolos brancos, a famosa "Great White Hope", para fazer a máquina dos patrocinadores rodar. Isso é uma grande injustiça.

Bird construiu sua carreira, e sua imagem como personalidade, de maneira antiquada para padrões atuais. Ele não gostava de badalação. Não queria dar entrevistas. Dificilmente aparecia em público. Para ele só valia o que acontecia em quadra.

E lá nas quatro linhas ele dominava. Era consistente, colocava o coração em cada movimento e, principalmente, jogava para o time.

Larry Bird elevou ao nível máximo a arte do esporte. Por isso, como uma homenagem a um dos meus maiores ídolos no basquete, listei 20 fatos da carreira do eterno camisa 33 dos Celtics.

1. Nasceu na pequena cidade de West Baden, Indiana, no dia em que os norte-americanos recordam o ataque japonês a Pearl Harbor. O quarto de uma família de 6 filhos, cresceu em uma fazenda. Durante sua juventude, a família enfrentou a pobreza por conta da recessão americana.

2. Como eram pobres, começou a jogar basquete arremessando bolas de borracha em uma lata de café pregada na parede do galpão da fazenda.

3. Larry e os irmãos jogavam bola o tempo todo. Segundo especialistas, o esforço para ser tão bom quanto o irmão Mark, que era três anos mais velho, fez de Larry Bird um jogador de basquete muito melhor e o tornou um dos jogadores mais competitivos da história.

4. Começou a treinar basquete de maneira mais aplicada na escola. Mais alto que os colegas, virou destaque. Em seu último ano anotou média de 30 pontos e 20 rebotes por jogo e acabou despertando interesse de muitas universidades. Escolheu a Universidade de Indiana. Lá ficou apenas 24 dias porque não se adaptou à vida no campus.

5. Voltou para sua cidade e acabou se envolvendo em um casamento que não durou, mas lhe deu uma filha, Corrie. Para se sustentar e ajudar a menina, conseguiu um emprego na prefeitura. Dirigia o caminhão de lixo e ajudava na manutenção dos parques e praças da cidade.

6. Um pouco depois, passou pelo pior momento da vida quando o pai cometeu suicídio. Larry era muito ligado ao pai e nunca falou em público sobre o assunto.

7. Depois da tragédia, decidiu que precisava voltar para a universidade. Foi para Indiana State. Sabia que podia ajudar o time a conquistar melhores resultados e alimentava a esperança de se tornar um profissional.

8. Como calouro, em 1978, anotou 30 pontos de média, levou o time às quartas de final da divisão regional e chamou a atenção da imprensa especializada. Teve a opção de ir para a NBA (draftado pelos Celtics), mas decidiu permanecer na universidade para concluir seus estudos.

9. Em 26 de março de 1979 nasce uma das maiores rivalidades do basquete americano. Earvin "Magic" Johnson e Larry Bird duelam na final do campeonato do basquete universitário (NCAA). Magic pela Universidade de Michigan State e Bird por Indiana State. Magic Johnson sai vitorioso.

10. Depois, com os dois jogadores na NBA e seus respectivos times (Celtics e Lakers) disputando títulos por anos consecutivos, a rivalidade ganhou proporções inimagináveis. Magic representava a força dos negros americanos, em contrapartida, Bird era o ídolo máximo dos americanos brancos de classe média.

11. Em 1985, durante a gravação de um comercial de tênis para a Converse (que patrocinava os dois) os dois se tornam amigos. O setting de gravação foi a fazenda onde a família Bird vivia. A mãe de Larry preparou um almoço e os dois conversaram por horas. A amizade dura até hoje.

12. A rivalidade entre Bird e Magic virou documentário e musical na Broadway.

13. Em 1985, Larry Bird, uma estrela da NBA, decidiu construir com as próprias mãos a entrada da casa de sua mãe. Passou um dia inteiro carregando pedras e acabou machucando as costas.

14. Nos anos seguintes, foi obrigado a fazer cirurgias para tentar consertar o desalinhamento da coluna e reduzir as dores que sentia. Antes de cada jogo, passava por dolorosas sessões de fisioterapia para poder entrar em quadra.

15. Por causa das dores, muitas vezes, não se sentava no banco de reserva quando não estava jogando. Deitava de bruços num dos cantos da quadra, de onde assistia ao jogo.

16. Larry Bird foi campeão da NBA em 3 temporadas: 1981, 1984 e 1986;

17. Foi escolhido duas vezes o MVP das finais e duas vezes o MVP da temporada.

18. Foi a primeiro a ser eleito MVP da temporada, técnico do ano e executivo do ano na NBA.

19. Vencido pelas lesões e dores constantes, em 18 de agosto de 1992 anunciou sua aposentadoria.

20. Seu último jogo foi como membro da seleção americana de basquete na olimpíada de Barcelona, em 1992. O time ficou conhecido como Dream Team.

Obrigado por tudo, Larry!
Salve o Basquetebol!

O post LARRY BIRD FAZ 60 ANOS apareceu primeiro em Blog De Bandeja.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12